1 Aspecto Histórico
A Escola Nova Dinâmica de Educação Básica, surge através da aquisição da Escola Dinâmica de Educação Básica, credenciA Escola localiza-se na rua Irmã Benedita, 301 sala 01 e sala 02, no centro da cidade de Sorriso MT. O espaço físico escolar foi construído em alvenaria, a 1ª ala com 10 sala de aulas, uma pequena área coberta, dois banheiros ( com vários box) uma cozinha, uma secretaria,duas salasde coordenadores e Direção. Consta na ala inferior, uma sala de vídeo e depósito do material pedagógico. A Escola possui laboratório de Ciências, de Robótica, de Informática ( com 12 computadores), de Artes e Sala de Desenvolvimento de habilidades.
A segunda ala no 2º piso, conta com 05 salas de aula.
A terceira ala construída com uma sala de dança, sala de música e uma piscina semi-olímpica, além de banheiros e vestiários.
Quando da aquisição da escola, a escola atendia em torno de 300 alunos devidamente matriculados no ensino fundamental e médio, distribuídos todos os níveis escolares. Atualmente, atendemos 700 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
2 Aspecto Pedagógico-administrativo
Os materiais didáticos pedagógicos consistem em: mapas diversos, 1retroprojetor, 4 televisões, 3 vídeos, 2 DVDs, 15 data show, 125 Lousas digitais, livros para pesquisa e leitura entre outros. A secretaria é equipada com 2 computadores e 3 impressoras, 2 aparelhos de celular, 2 telefones fixo e materiais diversos, próprios para o trabalho burocrático administrativo. Temos ainda para auxiliar o trabalho dos professores 12 computadores (sala de laboratório) instalados na sala dos professores.
A escola possui laboratório de informática com 12 computadores, sala especifica para biblioteca, auditório e sala para aula de artes/artesanatos, dança, música, Robótica, laboratório de Ciências, sala de desenvolvimento de habilidades. Possui ainda, quadra coberta para a prática das aulas de educação física e piscina semi-olímpica.
A clientela desta escola é formada por alunos de renda salarial que varia em torno de 10 a 15 salários mínimos, sendo a grande maioria dos pais proprietários rurais de médio porte, funcionários de empresas locais, alguns filhos de funcionários públicos e profissionais liberais.
O quadro docente da Escola é formado por 100% de professores efetivos, Todos habilitados na área de atuação com curso superior, e pós graduados e mestres. A equipe técnica administrativa é formada por 1 Diretora, 03 coordenadores pedagógicos e 1 Secretário e 02 assistentes de secretaria, todas com 44 horas semanais.
7.3 Dinâmicas a ser desenvolvidas na escola
Os eventos e atividades a ser desenvolvidas na escola são programados coletivamente no início do ano letivo e também é escolhido as datas para estar garantindo o espaço no calendário escolar que também é planejado no início do ano conforme a realidade da escola. Para haver organização e sucesso nestas atividades é exigido o envolvimento e a participação de toda a comunidade escolar. Neste ano de 2020 ficou assim distribuídos:
Páscoa Solidária
Dia das mães
Festa Cultural
Hora cultural para encerramento do 1º semestre
Dia dos pais
Dia do estudante
Festival da Canção
Dia da criança
Mostra de Conhecimentos
Mostra da Poesia ou Feira literária
Mostra de dança
Campeonatos esportivos: natação e futsal
Hora cultural para encerramento do 2º semestre
Teatros vão acontecendo conforme encerramentos de atividades de aprendizagem e em horas culturais
As reuniões de professores serão realizadas mensalmente ou conforme a necessidade, incluindo dia de estudos e planejamento. Uma assembléia geral com pais no início do ano e durante o ano serão realizadas reuniões, quantas forem necessárias. Os conselhos de classe serão feitos por bimestre e com a participação dos professores e direção e quando se faz necessário também a presença de alunos e pais.
O Projeto Político Pedagógico é um documento importantíssimo com dimensão política e pedagógica contendo em sua íntegra a teoria e a prática que norteia o dia a dia da comunidade escolar, o mesmo foi elaborado coletivamente com a participação e envolvimento dos pais, alunos, professores, direção, serventes e lideranças da comunidade no início do ano letivo de 2020
A concepção teórica adotada no Projeto Político Pedagógico é Histórico cultural e a tendência pedagógica é sócio-interacionista. A grande maioria dos professores estão abertos a mudanças e estão sempre em busca de novos conhecimentos para embasar e inovar sua prática, apesar que a mudança gera muitos conflitos e anda em passos lentos. Reconhecemos que já temos uma caminhada dentro desta nova proposta, mas ainda não alcançamos totalmente nossos objetivos.
O planejamento pedagógico é realizado coletivamente entre a direção e professores.
A avaliação é feita de forma processual e acumulativa através de atividades individuais e coletivas, intervindo e respeitando a realidade do educando. Os alunos com necessidades especiais são atendidos de acordo com a Lei vigente.