Ao refletir sobre o Marco Doutrinal, percebemos que a escola pode proporcionar ao educando(a) a educação tão desejada, indo de encontro às necessidades sociais da comunidade, disponibilizando materiais, educação de qualidade e intervenção ao meio real em que o educando(a) se encontra, oportunizando o crescimento intelectual de maneira crítica e atuante. A comunidade escolar deve estar consciente de sua participação ativa para haver uma transformação, bem como do papel a ser desempenhado por cada membro do grupo. Para que o educando(a) seja sujeito de sua aprendizagem e de sua história, é preciso que haja comprometimento de todos os envolvidos neste processo, tendo bem definido sobre que escola e sociedade deseja-se e que rumos devem ser tomados.
Diante desta perspectiva o educador é aquele que está comprometido com a educação, tendo responsabilidade em contribuir de forma adequada, assumindo sua função, buscando novas informações, para oportunizar ao educando(a) a apropriação do conhecimento científico e a autonomia do pensar e do agir consciente, tornando-se conhecedores de seus direitos e deveres. Para que tudo isso se realize é necessário propiciar meios de reflexão, expressão e atuação, oferecendo também a ampliação dos conhecimentos não restringindo a sua realidade, trabalhá-la, mas abrir caminhos para o conhecimento global, pois é conhecendo outras realidades que se adquire forças e argumentos para a transformação do meio.
No contexto escolar os educandos(as) não são iguais, essa diversidade é importante para que ocorra a interação social, troca de experiências, relatos, e consequentemente ampliação das capacidades cognitivas quando se busca soluções comuns. Consideramos a escola como um espaço necessário à apropriação de conteúdos sistematizados onde o educando(a) acumula o aprendido historicamente dentro de suas condições. Essas condições devem ser respeitadas, mas trabalhadas diferente dos demais.
A escola pode tornar-se agente de transformação fazendo discussão sobre democratização e qualidade de vida, dando abertura para a participação da comunidade, proporcionar um ambiente agradável e motivador, visando o bem estar a todos e o pleno exercício da cidadania. Para tanto é preciso haver um efetivo envolvimento da comunidade escolar, assumindo posturas comprometidas com a escola.
Para adaptar a escola a uma ação transformadora, os educadores desta escola se dispões a trabalhar dentro da concepção de aprendizagem histórico-cultural e da proposta sócio- interacionista de Vygotsky para uma maior compreensão de si, do mundo e de aprendizagem com um ação pedagógica voltada a intervenção da realidade, com idéias centralizadas numa transformação social. Para que haja um bom funcionamento da escola é importante que os pais contribuem com sugestões, parcerias nos projetos e se envolvam nas atividades escolares visando a integração da comunidade.
A escola se propõe a fazer o processo de planejamento de forma coletiva e interdisciplinar para haver unanimidade em nossas ações e buscar objetivos comuns. Pois, a grande preocupação é estar realizando um trabalho globalizado, com conteúdos significativos e metodologias diversificadas. Desta forma buscamos o desenvolvimento da imaginação, da autonomia e da criatividade em tudo que o educando(a) for realizar e principalmente para a soluções de seus problemas. A escola por si só não forma cidadãos, mas prepara, instrumentaliza e dá condições para formarem-se e construírem-se, deixando-os falar, permitindo que apresentem seus pontos de vista e os defendam.
É de fundamental importância que os educandos(as) e educadores(as) hajam juntamente com a direção visando conseguir atingir os objetivos propostos na realização das suas atividades planejadas, para que ocorra o bom andamento pedagógico escolar do dia a dia .
Os profissionais da educação devem ser conscientes de seu papel e ter habilitação na área que exerce a função, ser capaz de fazer uma leitura crítica da conjuntura atual, da política, da economia e da área pedagógica, comprometendo-se com uma política educacional ampla e séria, tendo como objetivo principal uma educação para todos, de caráter privado e de qualidade.
O mundo que estamos vivendo hoje, exige do educador(a) que ele seja habilitado, competente, dedicado, comprometido, responsável, este deve estar sempre em constante busca de aperfeiçoamento, Na prática pedagógica cotidiana os profissionais da educação fazem acontecer transformações no íntimo dos educandos(as), com um trabalho sério, dedicado e competentes.