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Nossa Metodologia : Marco Operativo



Ao refletir sobre o Marco Doutrinal, percebemos que a escola pode  proporcionar ao educando(a)  a educação tão desejada, indo de encontro às necessidades sociais da comunidade, disponibilizando materiais, educação de qualidade e intervenção ao meio real em que o educando(a) se encontra, oportunizando o crescimento intelectual de maneira crítica e atuante. A comunidade escolar  deve estar consciente de sua participação ativa para haver uma transformação, bem como do papel a ser desempenhado por cada membro do grupo. Para que o educando(a) seja sujeito de sua aprendizagem e de sua história, é preciso que haja comprometimento de todos os envolvidos neste processo, tendo bem definido sobre que escola e sociedade deseja-se e que rumos devem ser tomados.

Diante desta perspectiva o educador é aquele que está comprometido com a educação, tendo responsabilidade em contribuir de forma   adequada, assumindo sua função, buscando  novas informações, para oportunizar ao educando(a) a apropriação do conhecimento científico e a autonomia do pensar e do agir consciente, tornando-se conhecedores de seus direitos e deveres. Para que tudo isso se realize é necessário propiciar meios  de reflexão, expressão e atuação, oferecendo também a ampliação dos conhecimentos não restringindo a sua realidade, trabalhá-la, mas abrir caminhos para o conhecimento global, pois é conhecendo outras realidades que se adquire forças e argumentos para a transformação do meio.

No contexto escolar os educandos(as) não são iguais, essa diversidade  é importante para que ocorra a interação social, troca de experiências, relatos, e consequentemente  ampliação das capacidades cognitivas quando se busca soluções comuns. Consideramos a escola como um espaço necessário  à apropriação de conteúdos sistematizados onde o educando(a) acumula o aprendido historicamente dentro de suas condições. Essas condições devem ser respeitadas, mas trabalhadas diferente dos demais.

A escola pode tornar-se agente de transformação fazendo discussão  sobre democratização e qualidade de vida, dando abertura  para a participação  da comunidade, proporcionar  um ambiente agradável e motivador, visando o bem estar a todos e o pleno exercício da cidadania. Para tanto é preciso haver  um efetivo envolvimento da comunidade escolar, assumindo  posturas comprometidas com a escola.

Para adaptar a escola a uma ação transformadora, os educadores desta escola se dispões a trabalhar  dentro da concepção de aprendizagem histórico-cultural e da  proposta sócio- interacionista de Vygotsky para uma maior compreensão de si, do mundo e de aprendizagem com um ação pedagógica voltada a intervenção da realidade, com idéias centralizadas numa transformação social. Para que haja um bom funcionamento da escola é importante que os pais contribuem com sugestões, parcerias nos projetos e se envolvam  nas atividades escolares visando  a integração da comunidade.

A escola se propõe  a fazer o processo de planejamento de forma coletiva e interdisciplinar para haver  unanimidade   em nossas ações e  buscar  objetivos  comuns. Pois, a grande preocupação é estar realizando um trabalho globalizado, com conteúdos significativos e metodologias diversificadas. Desta forma buscamos o desenvolvimento da imaginação, da autonomia e da criatividade em tudo que o educando(a) for realizar e principalmente para a soluções de seus problemas. A escola  por si só não forma cidadãos, mas prepara, instrumentaliza e dá condições para formarem-se e construírem-se, deixando-os  falar,  permitindo que  apresentem seus pontos de vista e os defendam.
É de fundamental importância que os educandos(as)  e educadores(as) hajam  juntamente com a direção  visando conseguir  atingir os objetivos propostos na realização das suas atividades planejadas, para que ocorra o  bom andamento pedagógico escolar do dia a dia .

Os profissionais da educação devem  ser conscientes  de seu papel e ter  habilitação na área que exerce a função, ser capaz de fazer uma leitura crítica da conjuntura atual, da política, da economia e da área pedagógica, comprometendo-se com uma política  educacional ampla e séria, tendo como objetivo principal  uma educação para todos, de caráter privado e de qualidade.
O mundo que estamos vivendo hoje, exige do educador(a) que ele seja habilitado, competente, dedicado, comprometido, responsável, este deve estar  sempre em constante busca de aperfeiçoamento, Na   prática pedagógica cotidiana  os  profissionais da educação fazem acontecer transformações  no íntimo dos educandos(as), com um trabalho sério, dedicado e competentes.