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Nossa Metodologia : Marco Doutrinal - Educação



 
A contribuição da educação é de fundamental importância para que ocorra uma transformação do mundo e do próprio homem, desta forma  a escola deve ter  por filosofia  um processo de elaboração de mundo numa totalidade, com compromisso teórico e prático  visando a transformação de uma sociedade injusta e desumana para uma sociedade humana e igualitária, isso se dá num processo de  contribuição para a construção de um ser humano diferente visando enfrentar os desafios.

A função social da educação é praticar a democracia e a cidadania, enquanto direito social, através da apropriação e produção dos conhecimentos. Para tanto, faz-se necessário a busca de uma sociedade isenta de 
seletividade e discriminação, uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva e dinâmica, onde homens e mulheres sejam sujeitos de sua própria história com igualdade de oportunidades. A educação tem por papel  preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que os educandos(as)  possam se firmar e construir sua cidadania.

A escola enquanto instituição sofre influência daquilo que acontece ao seu redor, ela não é neutra, mas resultante da totalidade de atos, ações, valores e princípios da realidade histórica que interferem nos seus procedimentos. Diante desta perspectiva buscamos uma educação privada, humanitária e  de qualidade, onde a escola possa ter autonomia administrativa, professores valorizados e qualificados, recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos em abundância para desenvolver metodologias diferenciadas e inovadoras, para então dizer.

...que as crianças e jovens aprendam, diminua repetência e aumente a  permanência(...). Que a passagem por ela resulte na apropriação de conhecimentos e habilidades significativas para não só participar da sociedade, mas principalmente, ser atuante e determinante no processo de transformação       ( SANTA CATARINA, 1991, p.11 ).


A escola é um local privilegiado onde é proporcionado aos educandos a superação das dificuldades e experiências ainda não vivenciadas, é um dos  lugares onde acontece as aprendizagens de forma sistematizada necessárias ao pleno exercício da condição humana, e principalmente nas últimas décadas a exigência da sociedade frente aos avanços tecnológicos e as transformações econômicas  e culturais evidenciaram cada vez mais a necessidade de a escola estar preparada para a reelaboração do conhecimento na construção dos bens sociais, culturais e materiais para o exercício da cidadania, exigindo dos educadores uma postura crítica frente a essa realidade.

Nesta perspectiva, concretizamos a educação dentro da concepção histórico cultural,  visando ser libertadora para proporcionar condições  aos educandos(as) serem sujeitos pensantes, atuantes e líderes promovendo assim, sua própria autonomia.