A contribuição da educação é de fundamental importância para que ocorra uma transformação do mundo e do próprio homem, desta forma a escola deve ter por filosofia um processo de elaboração de mundo numa totalidade, com compromisso teórico e prático visando a transformação de uma sociedade injusta e desumana para uma sociedade humana e igualitária, isso se dá num processo de contribuição para a construção de um ser humano diferente visando enfrentar os desafios.
A função social da educação é praticar a democracia e a cidadania, enquanto direito social, através da apropriação e produção dos conhecimentos. Para tanto, faz-se necessário a busca de uma sociedade isenta de
seletividade e discriminação, uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva e dinâmica, onde homens e mulheres sejam sujeitos de sua própria história com igualdade de oportunidades. A educação tem por papel preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que os educandos(as) possam se firmar e construir sua cidadania.
A escola enquanto instituição sofre influência daquilo que acontece ao seu redor, ela não é neutra, mas resultante da totalidade de atos, ações, valores e princípios da realidade histórica que interferem nos seus procedimentos. Diante desta perspectiva buscamos uma educação privada, humanitária e de qualidade, onde a escola possa ter autonomia administrativa, professores valorizados e qualificados, recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos em abundância para desenvolver metodologias diferenciadas e inovadoras, para então dizer.
...que as crianças e jovens aprendam, diminua repetência e aumente a permanência(...). Que a passagem por ela resulte na apropriação de conhecimentos e habilidades significativas para não só participar da sociedade, mas principalmente, ser atuante e determinante no processo de transformação ( SANTA CATARINA, 1991, p.11 ).
A escola é um local privilegiado onde é proporcionado aos educandos a superação das dificuldades e experiências ainda não vivenciadas, é um dos lugares onde acontece as aprendizagens de forma sistematizada necessárias ao pleno exercício da condição humana, e principalmente nas últimas décadas a exigência da sociedade frente aos avanços tecnológicos e as transformações econômicas e culturais evidenciaram cada vez mais a necessidade de a escola estar preparada para a reelaboração do conhecimento na construção dos bens sociais, culturais e materiais para o exercício da cidadania, exigindo dos educadores uma postura crítica frente a essa realidade.
Nesta perspectiva, concretizamos a educação dentro da concepção histórico cultural, visando ser libertadora para proporcionar condições aos educandos(as) serem sujeitos pensantes, atuantes e líderes promovendo assim, sua própria autonomia.