Almejamos uma escola democrática, significativa, atraente, onde haja um espaço de interação, respeito e valorização das diferenças culturais e ideológicas. Uma escola onde são aceitas as opiniões da comunidade, considerando a realidade social, econômica, política e cultural em que vivemos e que a mesma seja comprometida com o processo educacional, construindo valores e conhecimentos científicos e lúdicos, desenvolvendo assim, o conhecimento tácito.
Diante destes aspectos e características é que idealizamos a implantação de uma escola em tempo integral, construída dentro de um padrão necessário de espaço físico adequado, com salas ambiente, com acesso à informática e outras tecnologias, com autonomia administrativa e pedagógica, com recursos financeiros para a realização de projetos que beneficiam os educandos e sua comunidade, havendo interação, socialização num aspecto geral.
A escola tem a função social de oportunizar as gerações mais jovens a apropriação e elaboração dos conhecimentos científicos para o exercício da cidadania. Neste contexto, a escola é reconhecida como um espaço privilegiado de reelaboração e socialização do saber acumulado pela humanidade e produção de novos saberes e, ao assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso a este espaço e a permanência nele, elas devem ser consideradas como sujeitos ativos do processo ensino- aprendizagem. ( MARX, 1978 In Proposta Curricular/SC. 1998. p. 13).
Neste contexto a escola deve ajudar as crianças e adolescentes crescerem dentro de suas possibilidades, trabalhando as diferenças e valorizando-as, garantindo um ensino de qualidade e acesso a todos, evitando a exclusão.
Para tanto é importante a escola compreender que as crianças e adolescentes são criativos, curiosos e repletos de energia, aproveitando estas características para qualificar seu acesso ao conhecimento, ao esporte, à expressão corporal, ao desenho, à dança, ao teatro, à oralidade e outras formas de expressões e experiências que proporcionem a realização pessoal, a satisfação da curiosidade e que produzem mais significado a vida. Procedendo desta forma, a escola estará cumprindo seu papel, ao possibilitar aos seus alunos a apropriação de conhecimentos necessários para vivenciar uma vida saudável, equilibrada, tornando-os capazes de enfrentar as dificuldades que poderão surgir no dia-a-dia.